Aprender fazendo: Filtragem é tema de aula no laboratório
As turmas de 2º ano do Ensino Fundamental I realizaram nos últimos dias um experimento simples e ao mesmo tempo fascinante. Eles aprenderam a “transformar” água barrenta e água límpida!
Dentro das aulas de Ciências, as crianças estavam a aprender sobre a água como elemento essencial para a vida. Neste momento, os alunos estavam prontos para aprender sobre água potável, ou seja, aquela que é adequada para se beber.
Para explicar como a água chega limpa a nossas torneiras, a professoras apresentara uma das etapas do processo de tratamento da água. Foi então que propuseram uma atividade: construir um filtro que eliminasse impurezas sólidas presentes na água suja.
Para isso, os alunos do 2º ano foram ao laboratório e construíram seu próprio filtro, utilizando várias camadas, utilizando os seguintes recursos: algodão, areia (fina), terra (preta), cascalho (pequeno), cascalho (grosso), água suja para filtrar, uma garrafa PET e um béquer.
O resultado surpreendeu as crianças. A água barrenta colocada na parte de cima do filtro, aos poucos, surgia transparente na parte inferior do recipiente.
Por mais que o resultado fosse “mágico”, as professoras aproveitaram para fazer um alerta às crianças: água transparente não é sinônimo de água potável. Para sê-la, precisamos acrescentar mais etapas ao processo de filtração para que sejam eliminados contaminantes biológicos (vírus e bactérias) e químicos. Mesmo com a eliminação de partículas sólidas com o uso do filtro de camadas, ameaças invisíveis ainda podem estar presentes.
Fazendo o próprio filtro, as crianças compreenderam um processo complexo e construíram conhecimento que certamente tornarão as próximas aulas ainda mais significativas.