27 março 2017

Multiplicação por 100 no Curso Infantil, é possível?

O Curso Infantil do Ave Maria atende crianças com idade entre 2 e 6 anos. Gostaríamos que os pais pensassem em alguns números relativos aos alunos desse segmento:

  • 1,5x ⇒ Do ponto de vista de estatura, podemos dizer que os pequeninos aumentam em 50% de tamanho ao longo do curso;
  • 3x ⇒ Se analisarmos suas idades, elas terão ela triplicada ao final do Infantil;
  • 100x ⇒ Porém, existe um algo, um pouco mais difícil de mensurar, mas que cresce de maneira impressionante ao longo do Infantil… O tamanho do mundo!! Para a criança do Infantil 1, o mundo é muito menor do que aquele vivido pelo aluno do Infantil 4.

Faz parte do desenvolvimento infantil uma crescente e gradual compreensão de mundo. Para os pequeninos, o mundo se resume ao papai, à mamãe, aos irmãos e a alguns poucos parentes. Suas casas ou a dos avós, ao parquinho do condomínio, o interior do carro , enfim, poucos locais. Algumas memórias começam a ser construídas: a visita ao zoológico, o passeio na praia, a festinha de aniversário do amigo… No entanto, as conexões entre esses ambientes é fraca. Sobre o resto do mundo, filmes e desenhos misturam fantasia e realidade. A Doutora Brinquedos e a Doutora Flávia, pediatra da criança, na cabeça da criança, devem ter se formado juntas.

Visitas-INF-009

Músico, Clóvis encanta as crianças com diferentes sons. Na foto ele utiliza um concha para atrais a atenção dos alunos.

Um dos papéis da escola, nessa fase, é auxiliar na ampliação da visão de mundo da criança. Isso é feito através dos projetos montados pelas professoras e pela equipe pedagógica. Neles, uma das vertentes a ser explorada é a do papel social do Trabalho. O que o papai e a mamãe fazem quando não estão em casa? Aquele moço que entrega a comida do restaurante mora no restaurante? Quem cuida dos bichinhos quando eles estão doentes? O que eu preciso aprender para poder ser astronauta?

Para ajudar as crianças a conhecerem o mundo que as cerca, sempre que possível o Colégio traz para a sala de aula profissionais que possam contar um pouco do que sabem e de suas histórias para nossas crianças. Nesse início de ano, recebemos algumas dessas visitas.

O Infantil 3, por exemplo, tem trabalhado o projeto “Nossos Sentidos São…“. Além das diversas atividades sensoriais, em uma das aulas tivemos a visita do músico Clovis Antonio Beltrami. Ele conversou com as crianças, apresentou e tocou diferentes instrumentos e complementou o trabalho das professoras.

No Infantil 2A, o tema das aulas tem remetido à Campanha da Fraternidade de 2017. Para falar da defesa da vida, recebemos a veterinária Kátia Perine. Ela falou sobre diferentes espécies de tartaruga e bateu um papo gostoso com as crianças. Já no Infantil 2B, a criançada conversou com Lara de Fazzio Stuchi que acabou ficando amiga da criançada.

Visitas-INF-011Também no Infantil 3, a também veterinária Juliana bateu um papo sobre aves. Para dar início ao projeto “Voando com as Aves”, a especialista falou sobre diversas características desses animais: alimentação, habitat, o porque do ninho, das penas, do pico… Faça um teste com seu filho e veja se ele sabe o que é um ovíparo, pode ser que ele se lembre do encontro. De presente, Juliano deixou o livro “A Ararinha do Bico Torto”, história que será usada na sequência do projeto.

Ao longo do ano, diversas outras visitas serão recebidas por nossos alunos. Cada uma delas trás um pouquinho do seu conhecimento e carisma para ajudar nossas crianças a terminarem o Curso Infantil em um mundo 100 vezes maior do que aquele em que começaram!