10 outubro 2016

Jubileu “300 anos de bênçãos”

No ano de 1717, três pescadores, levados por necessidades históricas e econômicas, saíram a pescar, numa época escassa de peixes. Por ação misteriosa de Deus, chegando ao ‘Porto de Itaguassu’, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço.

Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da mesma imagem. Juntando as duas partes viu-se que se tratava da Senhora da Conceição. Depois do encontro da Imagem, a pesca de peixes foi abundante e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus naquele singular evento.

Adaptado de Jubileu “300 anos de Bênçãos”

jubileu-300

Mesmo quem não compartilha da fé católica conhece a história narrada acima. No imaginário de muitas pessoas, “o milagre” teria sido a descoberta, pelos pescadores, de uma imagem da Senhora da Conceição, dividida em duas partes. Outros, apontam para a pesca abundante, ocorrida logo depois da descoberta, ainda mais se tratando de um período de escassez.

Porém, o verdadeiro Milagre foi tudo aquilo que aconteceu depois. Que moveu a fé do povo a partir da associação entre os dois eventos, ao enxergar a ação divina por de trás deles. Este é um milagre que não se encerrou em 1717, pelo contrário, continua vivo, repetindo-se dia após dia na vida daqueles que veem, através da Imagem da Mãe Aparecida, a presença de Deus em sua caminhada.

Sabendo disso, temos o prazer de convidar a toda a comunidade do Colégio Franciscano Ave Maria para visitar-nos no dia 11 de outubro, terça-feira, data em que se fará presente em nossa capela a Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Os familiares e amigos de nossos alunos terão livre acesso à capela do colégio, local onde se encontrará a imagem. Aqueles que desejarem, antes do início do dia de trabalho, na hora do almoço, ou ao final da correria cotidiana, dedicar alguns minutos em contemplação e oração, poderão permanecer no local, na presença da Mãe de Jesus.

Confira a programação completa da peregrinação da Imagem em Campinas.

Veja algumas fotos da celebração

Neste dia 11 de outubro, recebemos a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Nossos alunos, acompanhados de Frei Maurício, Franciscano de Piracicaba, participaram de uma celebração e puderam recordar que a proposta de Deus é fundamentada no Amor. Nas palavras do Frei: “Dessa vida nada de material levamos, apenas o amor que demonstramos”. E foi com a proposta de praticarmos o amor para com os mais pobres, os necessitados, os excluídos, enfim, aqueles que são carentes de Amor, que encerrou-se a celebração com a coroação de Nossa Senhora Aparecida, símbolo do Amor de Deus pela humanidade.

(…)

Se um dia um Anjo declarou
Que tu eras cheia de Deus
Agora penso quem sou eu
Para não te dizer, também
Cheia de graça, oh mãe
Cheia de graça, oh mãe,
Agraciada

Se a palavra ensinou
Que todos hão de concordar
E as gerações te proclamar
Agora eu também, direi
Tu és bendita, oh mãe,
Tu és bendita, oh mãe,
Bem-aventurada

(…)

Trecho da música “Perfeito é quem te Criou“, do Padre Marcelo Rossi.