23 abril 2011

23 de abril – Dia do Livro

Em 1996, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor.

Leia a seguir, a visão de uma educadora quanto aos livros.

LIVRO: FONTE DO SABER

A cada dia somos surpreendidos com o avanço e o surgimento de novas tecnologias, no entanto, o livro ainda permanecerá muito tempo entre nós, apesar dos rumores de que o livro impresso está com os dias contados. Contrário aos comentários, considerando toda população mundial ele ainda é a forma mais notória e acessível de conhecimento. É importante que se tome consciência dos benefícios econômicos, morais e cívicos da leitura, para que se possa engajar-se na luta por um mundo melhor.

O livro possibilita o acesso à herança cultural, o enraizamento do indivíduo na sociedade por permitir-lhe suporte e coesão das ideias e dos costumes da comunidade em que vive. Muito mais que um objeto, é uma porta aberta para o mundo.

Segundo a Unesco, “ o livro constitui um meio fundamental para conhecer os valores, os saberes, o senso estético e a imaginação humana. Como vetores de criação, informação e educação, permitem que cada cultura possa imprimir seus traços essenciais e, ao mesmo tempo, ler a identidade de outras, ou seja, uma janela para a diversidade cultural e ponte entre as civilizações, além do tempo e do espaço, o livro é ao mesmo tempo fonte de diálogo, instrumento de intercâmbio e semente do desenvolvimento”.

Na educação, é muito importante que se dê prioridade no sentido comunitário do livro. Como em toda construção, o mesmo é um alicerce importantíssimo para a formação de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária.

Salienta Fernandes “que o livro, dado o seu conteúdo, possibilita ao leitor situar-se no mundo e o auxilia a interpretar a realidade e os acontecimentos que o cercam, de maneira crítica, reflexiva e consciente. O mundo da linguagem leva à formação das ideias, dos valores e dos sentimentos que estão presentes na vida real. Os livros e os textos, se apresentados de maneira prazerosa, criativa e agradável, despertam interesse, entusiasmo e desejo de participação”.

Portanto, colocar a criança em contato com fábulas, contos, crônicas, poesias, romances, histórias em quadrinhos, entre outros gêneros literários, permitirá reforçar o mundo lúdico e criar para ela um ambiente em que se poderá formar e desenvolver um cidadão crítico e responsável, engajado em um processo de preservação do mundo em que vivemos, bem como o crescimento e aprimoramento cognitivo.

A prática diária da leitura de livros com qualidade torna-se prazerosa, significativa e relevante para o leitor, considerando que a leitura é a responsável pelo aprender e pelo desenvolvimento das habilidades, pois possibilita a aquisição e a troca de conhecimentos, permitindo, também, questionar e compreender essa descoberta.

Autora: Silvia Trevisani