25 setembro 2015

Volta ao mundo em uma mochila: solidariedade e conscientização!

Todos temos acompanhado, através de notícias em jornais, TVs e pela Internet, o drama vivido por famílias que tem se deslocado em fuga de países do Oriente Médio e da África em função de guerras e perseguições religiosas. Um dos conflitos mais longos e cruéis tem sido travado na Síria, país árabe que faz fronteira com a Turquia, Iraque, Jordânia, Israel e Líbano. Estima-se que mais de 3 milhões de sírios tenham fugido de suas casas em função da guerra civil e de ataques do Estado Islâmico. Grande parte dessas pessoas se encontra em acampamentos de refugiados no país vizinho, Jordânia.

Além de ser um tema de relevância para a educação e formação de nossos alunos, a questão dos refugiados tem mobilizado esforços de diversos países e de cidadão de todo o mundo na tentativa de oferecer algum alívio e amparo às vítimas dos conflitos. Nesta semana, surgiu-nos, pela intervenção da professora Mara Casteleti (Geografia – EFII), a oportunidade de participar de uma iniciativa da Organização das Nações Unidas que pretende arrecadar nas Américas brinquedos a serem doados para crianças sírias refugiadas.

A campanha foi lançada em junho deste ano pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e foi intitulada “A Volta ao Mundo em uma Mochila”. Trata-se de uma mochila gigante, equipada com uma câmera que grava, além do momento da doação dos brinquedos, mensagens de paz e solidariedade que serão entregues aos refugiados.

A mochila iniciou seu trajeto em Bogotá (Colômbia), no dia 20 de junho, e já percorreu países como Venezuela, Panamá, México, Argentina, Estados Unidos e Brasil. Para nossa grande honra, o projeto “A Volta ao Mundo em uma Mochila” estará no Colégio Franciscano Ave Maria no dia 29 de setembro, acompanhado pela estudante Ingrid Soto, moradora de Valinhos, representante da ONU e responsável por divulgar a campanha em nossa região.

Por esse motivo, estamos solicitando que as famílias que tiverem interesse em contribuir com doações de brinquedos (novos ou usados em bom estado) que encaminhem para o colégio junto com seus filhos os itens que pretendem enviar às crianças refugiadas. Cada aluno pode escrever uma mensagem ou pensar em uma saudação ou cumprimento a ser enviado em solidariedade às famílias que estão na Jordânia.

Além dos alunos, o convite vale também para toda a comunidade campineira que queira contribuir. Os brinquedos serão recebidos durante os períodos de entrada e saída de alunos nesta, segunda e terça-feira.

Incentive o seu filho a participar deste momento. Mais do que dar um objeto, trata-se de uma oportunidade de praticar solidariedade e de entrar em contato com a realidade difícil que tem mudado radicalmente a vida de milhões de famílias pelo mundo.

Mochila - site