04 outubro 2016

Um professor para 100 mil alunos

Um professor que trabalhe por 30 anos, dando aulas para 10 turmas diferentes a cada ano, com 30 alunos em cada turma, ao final de sua carreira terá ensinado a 9 mil alunos. Mesmo se tivesse 40 turmas diferentes, ou 120 alunos em cada sala, o número nem chegaria perto dos 40 mil.

Agora imagine com menos 3 anos de trabalho conquistar mais de 100 mil alunos? É certamente um grande feito. O professor Marcelo Boaro, do Ensino Médio do Colégio Franciscano Ave Maria conseguiu essa proeza! Docente desde 1998, o físico, quase biólogo e ex-aluno de filosofia na UNICAMP, criou no final de 2013 o canal “Física para Vestibulares”, no Youtube. Hoje, rebatizado de “Canal Física”, a página ajuda alunos de todo o Brasil não só a se prepararem para os processos seletivos das universidades, mas também como complemento para as aulas regulares do Ensino Médio.

Com equipamentos simples e muita disposição...

Com equipamentos simples e muita disposição…

A iniciativa de gravar as videoaulas e disponibilizá-las gratuitamente no Youtube é um projeto pessoal do professor Boaro. No entanto, o colégio tem orgulho de ter visto bem de perto a produção e criação dos mais de 500 vídeos feitos pelo docente. Desde o início, o professor deixou claro que uma de suas preocupações seria oferecer conteúdo de qualidade, a qualquer aluno, e sempre de graça. Para tornar esse sonho realidade o professor precisava de um local para gravações. A solução foi utilizar os ambientes do colégio.

Dentre as justificativas para o início do projeto, o professor cita o tempo. “Em sala de aula, existe um cronograma a ser seguido. Tudo dentro de 50 minutos. Já nos vídeos, é possível aprofundar temas, desmembrar aulas, além de permitir ao aluno rever quantas vezes quiser qualquer explicação“, justifica o docente.

... o professor Boaro ensino hoje a mais de 100 mil alunos.

… o professor Boaro ensino hoje a mais de 100 mil alunos.

Ele conta que começou a gravar pensando na 3ª série do Ensino Médio. “É um período muito estressante e corrido“, reconhece. Porém, o que era para servir de revisional, logo passou a ser um projeto bem maior. “Meus alunos em sala de aula começaram a pedir: grava uma aula disso, faz uma aula daquilo… Foi quando tive a ideia de gravar a resolução de exercícios do ENEM“.

Hoje, Boaro tem gravadas resoluções de TODOS os exercícios de física das edições de 2006 à 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio. É tanto material que, nas tardes de gravação, o Colégio Franciscano Ave Maria tornou-se sua segunda casa. Para se ter uma ideia, cada vídeo de 20 minutos demanda mais de 2h, as vezes mais de 3h de produção/gravação, comenta.

wp_20160804_09_18_07_pro_li

Experimento sobre fótons.

Atualmente, o professor tem se dedicado à produção de videoaulas que abordem todo o conteúdo de física do Ensino Médio. Temas da 1ª série já estão praticamente fechados, faltando apenas os da 2ª série e um pacote de experimentos que Boaro pretende também apresentar. Com tanta disposição, mais de 100 mil inscritos em seu canal e próximo da marca de 6 milhões de views, os parabéns não são apenas a um querido professor do colégio, mas também a uma pessoa que tem impactado a educação no Brasil.

Parabéns, Boaro!!

print-comentarios-3

print-comentarios-2print-comentarios-1

 

* Para acessar o canal do professor Boaro, clique aqui.

** Além das aulas, o professor grava também experimentos, confira o Canhão Temodinâmico.