Fundamental Anos Finais
Agosto (2017)
Aventuras De Alice No País Das Maravilhas
Por Lewis Carroll.
Publicadas pela primeira vez em 1865, as Aventuras de Alice no País das Maravilhas logo mostraram a que vinham, conquistando crianças, adolescentes e também os leitores adultos. Mais de 150 anos depois, o livro continua a viver seu destino de muitas faces- clássico infanto-juvenil incontornável, cheio de vida e de verve; romance repleto de alusões cifradas e de humor sutil; fonte de inspiração para escritores, artistas e filósofos; matéria-prima de adaptações literárias, versões cinematográficas e assim por diante. Por tudo isso, é sempre hora de ler ou reler as Aventuras de Alice no País das Maravilhas em sua forma integral com direito às ilustrações originais de John Tenniel e na belíssima tradução do poeta Sebastião Uchoa Leite.
Quem já leu, comenta
Resenha literária sobre o livro “Alice no País das Maravilhas” de Lewis Carroll.
Alice no País das Maravilhas foi escrito por Lewis Carroll no ano de 1865 e narra a história de Alice, uma menina curiosa que, certo dia, vê um coelho branco com um relógio na mão. Motivada pela curiosidade, acaba caindo em um buraco, o qual a leva até o País das Maravilhas, um lugar cheio de aventuras e fantasias.
O que me chamou mais atenção na história foi o fato de a obra possuir criaturas pertencentes ao mundo maravilhoso, como o Chapeleiro Maluco, a Lebre de Março, um coelho que fala, cartas de baralho que possuem vida etc. Essas e outras características prendem nossa atenção, justamente porque somos transportados ao mundo da fantasia e, pelo menos por algum tempo, podemos nos esquecer da rotina que nos cerca. Devido a isso, certamente, o livro fez e faz tanto sucesso: já está há 150 anos sendo publicado e lido por diferentes gerações.
Apesar de seu conteúdo fazer referência ao universo infantil, eu indico o livro para qualquer idade, pois para o mundo da imaginação nos é permitido vestir toda e qualquer fantasia!
Por Gabriella Correa de Almeida, 9º ano B