Fundamental Anos Finais
Abril (2017)
Poemas Para Ler Na Escola
Em poucos versos, Mario Quintana é capaz de descrever uma situação ou pintar um quadro, como se fosse um autor de haicais. Não é por acaso que seus poemas são conhecidos de cor por tantos brasileiros e que suas frases enriqueçam as agendas de tantos jovens. A popularidade e a universalidade deste gaúcho nascem exatamente da simplicidade com que ele consegue dizer, em poucos traços, verdades tão íntimas. Mario Quintana é um dos poetas mais populares do Brasil.
Quem já leu, comenta
Resenha literária sobre o poema “A Ciranda rodava no meio do mundo” de Mario Quintana
O livro Poemas para ler na escola de Mário Quintana (1906-1994) reúne uma série de poemas que retratam temas como a adolescência, o humor, o cotidiano, entre outros. É uma obra dedicada à magia da infância e à sua transição para a adolescência.
Em poucos versos, Quintana consegue representar o que cada um de nós já vivenciou, como no poema “A Ciranda rodava no meio do mundo”, o qual tem como tema a brincadeira tradicional entre crianças, originária de Pernambuco. Por meio da Ciranda, o poema ressalta a importância do coletivo e do mundo lúdico para que todos se sintam alegres e não deem espaço aos “grilos”. Dessa maneira, a Ciranda, a brincadeira, é entendida como o motor que impulsiona o mundo.
Enfim, eu indico este e todos os poemas do livro porque mostram o valor da vida através de lições e de exemplos simples que devemos seguir.
Por Henrique José Magnin Fernandino, 8º ano B