28 março 2015

Coordenadoras participam de Seminário sobre Educação Matemática

Não são só os alunos do colégio que ultimamente têm frequentado o campus da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Além dos aprovados no vestibular 2015 e dos professores e alunos Ensino Médio que participaram da Unicamp de Portas Abertas (UPA) em 2014, em março foi a vez da equipe gestora participar de um evento na universidade.

Durante esta semana, as coordenadoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I participaram do V Seminário sobre Educação Matemática, realizado pelo Laboratório de Psicologia Genética, grupo de pesquisa vinculado à Faculdade de Educação da Unicamp. O evento contou com participações ilustres, como a da educadora e pesquisadora Constance Kamii. Discípula de Jean Piaget, a professora Kamii falou sobre a construção do significado dos números para crianças de 4 à 9 anos e sobre os primeiros passos no aprendizado das operações de adição, subtração e multiplicação. De origem nipo-americana, a pesquisadora é atualmente docente da Universidade do Alabama e visitou o Brasil especialmente para participar do evento.

Além das palestras com Constance, a coordenadora Luciana destacou ainda, palestras como a de Lino Macedo, outro grande nome da educação. “Foi sem dúvida uma oportunidade única para revisitar conhecimentos sobre o desenvolvimento do raciocínio lógico e sobre como a criança aprende matemática“, mencionou. O melhor de tudo, segundo ela, foi ter a oportunidade de fazer esta revisita a partir do diálogo direto com ícones da educação. Já a coordenadora do Ensino Fundamental I, Elaine, destacou que o espírito do evento girou em torno de propostas que “buscaram valorizar o conhecimento prévio das crianças e, ao mesmo tempo garantir que as mesmas conquistassem elaborações mentais cada vez mais complexas“.

 

“A matemática é uma lição de humildade, respeita a criança em sua condição  e a desafia, levando-a  a pensar o mundo de modo cada vez mais complexo”.

Elaine Soares, coordenadora do Ensino Fundamental I.

“A Matemática não se resume a transmissão de fórmulas e algoritmos ou a dar respostas prontas, mas deve permitir que os alunos desenvolvam estratégias e hipóteses de solução para os mais diversos problemas, respeitando sempre a forma de cada um elaborar seu conhecimento”.

Luciana Reis, coordenadora do Ensino Infantil.

A participação das coordenadoras neste seminário e de outros profissionais (docentes e gestores) em cursos de formação continuada representa um elemento central da proposta educacional do Ave Maria. Para a Irmã Salete Bolzan, diretora pedagógica do colégio, “valorizar o crescimento profissional de nosso corpo docente e equipe gestora é valorizar nossos alunos, na medida que estes terão a oportunidade de receber, cada vez mais, uma educação de excelência“.