05 maio 2015

Contação de histórias: leitura, imaginação e aprendizado

Com o primeiro trimestre chegando ao fim, alguns projetos ganharam, nas últimas semanas, capítulos de fechamento. É o caso do projeto Leitura e Valores. Ao longo dos primeiros meses do ano, nossas crianças exercitaram sua imaginação a partir de duas histórias deliciosas de se ouvir: O Reizinho do Castelo Perdido e Anjos do Pedaço.

O ReizinhoO primeiro dos dois títulos, foi usado pelos alunos do 4º e do 5º ano. Com o auxílio das professoras, cada turma foi lendo e discutindo, aos pouquinhos, o livro escrito por Maurício de Souza (aquele mesmo, criador da Turma da Mônica) e ilustrado pelo Ziraldo (“pai” do Menino Maluquinho). A obra conta a história de um rei que vivia dentre o seu povo e recebia de seus súditos muito carinho. Porém, após seguir maus conselhos, o rei resolve governar a partir de um grande castelo o que acaba mudando completamente a relação entre ele e aqueles que tanto o amavam.

A partir dessa história, ilustrada ao longo de mais 60 páginas, os alunos discutiam, aula após aula, problemas decorrentes de decisões que tomamos e de nossas relações com a sociedade. Porém, o grand finale deu-se em uma espécie de “2º tempo”. Depois de lerem em sala de aula todo o livro, os alunos receberam a visita de uma contadora de histórias. Ela revisitou toda a obra, relendo e encenando cada pedacinho, reavivando a memória e a imaginação das crianças com a sensação de familiaridade de quem já tinha percorrido aqueles caminho. Nada mais que a fórmula do sucesso.

Já para os pequeninos do 2º e 3º ano, o livro Anjos do Pedaço caiu no gosto e nas atitudes. Anjos do pedaçoCom a proposta de discutir o papel de protagonista de cada um de nós no gerenciamento de conflitos e na manutenção do bom convívio, a história narra as aventuras de um grupo de alunos que recebe a medalha de “anjo” na escola em que estudam. Sua missão: ajudar a cuidar da paz no colégio. No entanto, depois de cumprir o seu propósito, os alunos perceberam que havia muito mais a fazer e passaram a ajudar a cuidar da paz na rua, pelo bairro, na cidade… Tudo isso, amando e respeitando o próximo como eles mesmo gostariam de sê-lo.

Contudo, em relação ao fechamento dado ao projeto no 4º e 5º ano, com os pequeninos tivemos uma novidade. Na última segunda-feira (04 de maio), contamos com a presença ilustre da autora do livro, a escritora Sandra Saruê. Além de autografar os livros de todas as crianças, Sandra respondeu às perguntas da molecada e se divertiu com os pequenos jornalistas. Dentre as perguntas, várias foram dignas de verdadeiros repórteres.

Questionada sobre o tempo que levava para publicar um livro a autora esclareceu que escrever era rápido. Porém, o processo de edição, impressão e de distribuição em livrarias costuma levar mais de 1 ano. Um outro aluno perguntou desde quando ela era escritora, ao que Sandra respondeu magistralmente:

“- Escritores somos todos nós… Eu, vocês, as professoras! Todos nós que escrevermos somos escritores. E vocês são dos melhores que conheço. A única diferença entre eu escritora e vocês escritores é que eu vivo dessa profissão enquanto adulta. É meu ganha pão. Porém todos nós o fazemos porque gostamos!”

Motivado com essa resposta, um aluno, já ansioso para começar a escrever, perguntou: – E o que vem primeiro, o texto ou os desenhos? Depois de algumas risadas e do elogio da autora, veio a sugestão: – Crie primeiro o texto. As ilustrações nascerão do que o ilustrador sonhar a partir da sua história.

E foi assim que, entusiasmados, os alunos voltaram para casa.

A seguir, algumas das fotos da Contação de Histórias e do bate-papo/dia de autógrafos com a autora Sandra Saruê.