24 agosto 2016

Aulas de Ciências no EFI: inovar é estar atento às oportunidades

_ Atenção alunos! Anotem a tarefa para a próxima aula: pág. 72 do livro de ciências.

_ Você vai vistar, professora?

_ Melhor do que isso, cada um vai apresentar a sua tarefa na frente da sala!

_ E que é para fazer, professora? Tem de fazer um cartaz?

_ Não precisam trazer nada. Vocês devem pesquisar informações sobre uma planta, e estudá-la. Leiam sobre suas características e se tornem especialistas na planta que escolherem…

_ Pode ser sobre flores?

silvana - 4º anoO diálogo fictício acima, poderia facilmente ilustrar uma aula comum do 4º ano. Ele poderia, ainda, continuar no dia seguinte com uma apresentação monótona de cada aluno, lendo informações técnicas coletadas na pesquisa em casa. Porém, a simples presença de dois elementos podem mudar completamente o desfecho da atividade: uma professora com criatividade e a disponibilidade das tecnologias certas.

Na aula de ciências do 4º ano C, a professora Silvana teve uma ideia, fruto de autonomia e de confiança construídas ao longo do ano com a turma. Durante a apresentação dos alunos, um colega foi designado para controlar o computador e o projetor. Assim que um aluno iniciava a apresentação de sua pesquisa, o colega procurava na Internet imagens para ilustrar a apresentação. O resultado surpreendeu a todos que, encantados com a imagens encontradas, assistiam a uma verdadeira aula do colega que explicava detalhes sobre a planta, enquanto seu “auxiliar” ilustrava em tempo real a apresentação.

No lugar da aula estática, com uma apresentação previamente elaborara em slides ou cartazes, os alunos puderam buscar e navegar através das informações que saltavam aos olhos. “Essa atividade feita em sala pode ser repetida pelos alunos, com suas famílias, em casa“, sugere a professora.

Segundo a docente, devemos aproveitar de maneira positiva as tecnologias que possuímos ao nosso redor, usando-as para produzir significado e enriquecer nosso conhecimento. Seja em uma pesquisa orientada, em uma tarefa, ou simplesmente durante a rotina de estudos, instigue seus filhos a aprenderem/compreenderem determinado tema para, em seguida, criar e ilustrar com ele uma apresentação. Seja plateia e ao mesmo tempo auxiliar de seu filho. Por mais simples que seja esta atitude, ao explicar para uma pessoa (pais, um amigo, um irmão) a criança entende e precisa elaborar melhor os conceitos.

Confira abaixo fotos da aula.