10 maio 2016

Maio é mês das mães, dos pais, dos tios, dos avós…

No último domingo, comemoramos o dia das mães. Uma data especial, porém pequena para englobar por si só todo o amor e carinho que a mulher merece no âmbito familiar. Por esse motivo, as comemorações costumam se estender ao longo do mês de Maio, mês das mães, mês de Maria.

O colégio, porém, vai além. Além de enaltecer o papel das mães em nossas famílias, em consonância com a proposta do projeto “Casa Comum, nossa responsabilidade”, temos promovido a valorização mais ampla da vivência familiar e do cuidado com aqueles que nos cercam. Em março, tivemos a primeira integração entre as famílias. Ao longo do mês de abril, palestras e campanhas de valorização sobre o cuidado com os idosos. Agora, em abril / maio, o Curso Infantil promoveu uma segunda Aula Aberta, dessa vez, porém, focada nos vovôs e nas vovós.

A primeira atividade foi o piquenique realizado pelo Infantil I. Ao redor de sucos e quitutes, as professoras promoveram uma viagem no tempo e na imaginação. A proposta foi bastante simples e, ao mesmo tempo, deliciosa para os pequeninos. No colo, sentados, correndo ou empolgados com os personagens, as crianças aproveitaram para ouvir de seus avós histórias infantis, propiciando, também aos que contavam, momentos de nostalgia, relembrando-lhes a época em que eles ouviam de seus avós as mesmas histórias.

Já o Infantil II inspirou-se na imaginação, mas por outra forma de expressão: a motora. A partir de quadros de Romero Brito, avós e alunos criaram suas próprias obras, aproveitando o que as crianças haviam aprendido recentemente sobre texturas. Com colagens e recortes, a união de gerações criou belos trabalhos, fruto da inspiração compartilhada.

Juntando os projetos “Voando com as Aves”, nos quais as crianças aprenderam sobre características destes animais, e o projeto “Casa Comum”, os alunos do Infantil III e seus avós tiveram de colocar a mão na massa, digo, mão na argila para fazer ovinhos de passarinho. Cada um levou para casa uma cestinha com suas criações e as vovós, flores, ambas, lembranças de um momento especial.

Por fim, os alunos do Infantil IV subiram ao palco para apresentar aos avós e pais o teatro “Fofinho”. A história encenada, conta a confusão de um patinho que não sabia que era patinho. Para promover o autoconhecimento, o pobre filhote parte em busca de sua identidade e durante sua aventura encontra com os mais diversos animais da floresta e da fazenda. Usando fantasias criadas e confeccionadas pelas famílias, as crianças se apresentaram para a plateia de pais e avós que encheram o teatro.

Vivência em família é ação permanente na proposta do Curso Infantil

Neste ano de 2016, alinhados com a Campanha da Fraternidade Ecumênica, os diferentes segmentos do colégio têm procurado destacar para os alunos o papel importantíssimo dos idosos e, no caso do Curso Infantil, dos vovôs e vovós modernas. O respeito para com os mais velhos, o reconhecimento da experiência de vida e até mesmo os cuidados especiais e atenção diferenciada que merecem aqueles que tem mais idade.

Porém, para que o resto da família não fique passando vontade, vale lembrar que neste final de semana temos um evento especial! A partir das 10h, na chácara “Recanto Paz e Bem”, teremos mais uma edição da Festa da Família. Todos os alunos e seus familiares estão convidados. Não deixe de conferir detalhes da programação e aproveite mais essa oportunidade.

Infantil I

Infantil II

Infantil III

Infantil IV