27 abril 2018

Psicomotricidade no Infantil I: desenvolvimento e diversão!

Há escolas que são gaiolas, há escolas que são asas.” (Rubem Alves)

Você sabe o que é psicomotricidade? Não se preocupe com a definição do dicionário que diz tratar-se da “integração das funções motoras e psíquicas em consequência do amadurecimento do sistema nervoso“. Pense nela como a capacidade do seu filho de brincar sem cair; de superar obstáculos em um jogo; de interagir com outras crianças na prática de esportes; e até mesmo, na capacidade de pegar uma lápis, um giz de cera ou um pincel, quem sabe até só com os dedos, desenhar e produzir formas através da pintura e da escrita.

Foto 6No Infantil I, o desenvolvimento psicomotor do aluno é um dos principais objetivos pedagógicos no colégio. Para isso, a partir de vivências significativas, da interação com o grupo e do brincar, a criança aprende e começa a se conhecer, ao mesmo tempo em que conhece o “outro” e compreende, aos poucos, o mundo à sua volta. No Colégio, os “pequenos”, através de atividades pedagógicas que envolvem o movimento, exploram os espaços e se desenvolvem, descobrindo as possibilidades e controle racional do seu corpo.