07 outubro 2015

1ª Olimpíada Mente Inovadora

Está chegando a aguardada hora. Alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental têm um compromisso marcado para a próxima semana: a 1º Olimpíada Mente Inovadora. Foram quase 350 inscrições para disputar uma das quatro vagas na equipe que irá representar o colégio nas próximas fases da competição. Confira, a seguir, detalhes da competição.

1. Quem pode participar?

Alunos do 4º ao 9º ano, inscritos ao longo das últimas semanas.

2. Quais jogos serão disputados?

Serão disputadas partidas em 4 modalidades diferentes, sendo que todos os jogos são de oponência, com dois adversários se enfrentando em partidas de, no máximo, 15 minutos. Os jogos são:

  • Quoridor: jogo disputado em um tabuleiro de 100 casas. Cada jogador possui 10 barreiras e um peão que deve atravessar todo o tabuleiro para vencer a partida. Quoridor trabalha com a habilidade de gerenciar recursos e com a necessidade do planejamento antecipado.Quoridor
  • Octi: jogo criado para dar vantagem ao ser humano frente aos computadores. Nele, cada jogador possui 4 octógonos que, para se movimentarem, necessitam receber setas. Além de trabalhar a necessidade de não sermos impulsivos, por se tratar de um jogo muito rápido, exige do aluno o desenvolvimento de estratégias e o cálculo antecipado de possibilidades.Octi
  • Damas Olímpicas: parecida com a versão popular, esta modalidade de damas exige dos alunos a criação de árvores do pensamento, de modo a planejar situações que lhe sejam vantajosas na partida.Damas
  • Abalone: dos quatro jogos, é aquele que exige mais sangue frio. Por se tratar de um jogo meticuloso e lento, é difícil antecipar várias rodadas de uma partida, exigindo do aluno o uso constante do Método do Semáforo, de modo a avaliar a cada jogada o melhor caminho a ser seguido.Abalone

3. Quando serão as disputas?

As Olimpíadas ocorrerão ao longo da próxima semana, com seletivas de quarta à sexta-feira e com as finais no sábado. As partidas serão disputadas ao longo do horário regular de aulas do período matutino. Por esse motivo, os alunos do 4º e 5º ano do período vespertino deverão ser encaminhados para o colégio no turno oposto, conforme circular enviada aos pais.

Para agilizar o início das competições, solicitamos que os alunos cheguem no horário e se dirijam ao local dos jogos (salas de aula do Ensino Fundamental II, 2º piso). Confira o cronograma das competições:

Tabela_Mente inovadora

4. Como serão as disputas, quem irá se classificar para as finais e como será definido o campeão?

Os alunos do 4º ao 9º ano serão divididos em 2 grupos. O primeiro, chamado aqui de Nível Alfa, contará com alunos do 4º ao 7º ano. O outro grupo, chamado de Nível Beta, será formado pelos alunos do 8º e 9º ano. Cada grupo dará origem a uma equipe de 4 jogadores. Veja a forma da disputa:

  • Sobre as seletivas:
    • Todos os alunos disputarão as duas primeiras rodadas, sendo que as partidas serão organizadas pelo método suíço de emparceiramento. Na primeira rodada, as duplas serão definidas por sorteio. Já na 2º rodada, quem venceu joga contra quem venceu e, quem perdeu joga contra quem perdeu. Ao final da 2ª rodada, quem perdeu duas partidas ou perdeu uma partida e empatou a outra será eliminado do torneio.
    • Considerando que Vitórias valem 1 ponto, Empates valem 0,5 pontos e Derrotas valem 0 ponto, a regra geral é que todo aluno que deixar de ganhar 1,5 ponto, ou mais, será eliminado da competição.
    • Em função do número de inscritos, estima-se que serão necessárias 6 rodadas por competição para se definir os classificados para as finais. Porém, se após 4 rodadas, todos os alunos tiverem deixado de ganhar 1,5 ponto, será realizada uma 5ª e 6ª rodada, apenas com os 10 primeiros colocados, sem eliminação.
  • Sobre a classificação:
    • Ao final de, no máximo, 6 rodadas, os 4 primeiros colocados estarão classificados para as finais. Dessa forma, serão classificados os 4 primeiros colocados no campeonato de Quoridor, os 4 primeiros colocados no campeonato de Octi, os 4 primeiros colocados no campeonato de Damas Olímpicas e os 4 primeiros colocados no campeonato de Abalone.
    • Um mesmo aluno pode disputar mais de 1 campeonato e também pode se classificar em mais de 1 deles.
  • Sobre as finais:
    • Os 4 primeiros colocados em cada disputa estarão classificados para, no sábado, enfrentarem-se nas finais.
    • Nesta fase, a pontuação dos alunos é zerada e os classificados disputarão partidas no sistema “todos contra todos”. O primeiro lugar será o aluno que representará o colégio as próximas fases da Olimpíada Mente Inovadora.
    • Os demais alunos que participaram das finais, serão classificados como 1º, 2º e 3º suplentes, assumindo a vaga em caso de desistência do aluno campeão.
    • Caso um aluno seja campeão em mais de um torneio, ele deverá optar por ser o representante em apenas um deles, abrindo mão da sua vaga nos demais, assumindo a posição de 1º suplente.
    • Após as finais, antes do evento que irá comemorar os 85 anos do Colégio Franciscano Ave Maria, os alunos serão premiados na quadra do colégio.
    • OBS: caso um aluno seja campeão em mais de um torneio e abra mão de uma das vagas, durante a premiação, ele receberá a medalha de 1º lugar e deverá a repassar ao 1º suplente, sagrando-o campeão.
  • Sobre as regras de comportamento e a postura esportiva:
    • O campeonato de Mente Inovadora, mais que uma competição, é um momento de confraternização. Portanto, espera-se dos participantes uma postura respeitosa e fraterna para com seus colegas. As seguintes atitudes poderão levar à eliminação da competição, conforme julgamento dos árbitros:
      • Deixar de cumprimentar um adversário antes do início ou após uma partida;
      • Agir de forma desrespeitosa, verbal ou fisicamente, com um colega em função do resultado de uma partida;
      • Deixar de obedecer reiteradamente à uma orientação do árbitro;
      • Derrubar ou tirar do lugar peças do tabuleiro impedindo a continuidade da partida (Lembrar-se da orientação das aulas de Mente Inovadora em relação à posição das mãos, que, após cada movimento, devem ser recolhidas, não podendo permanecer sobre o tabuleiro);
      • Não comparecer ao local dos jogos no horário indicado.
    • Caso alguma atitude inadequada, não listada acima, seja identificada pelo corpo de árbitros, o aluno será devidamente orientado. A reincidência poderá acarretar eliminação da competição.

Em caso de dúvidas, os alunos deverão procurar pelas respectivas professoras da disciplina Mente Inovadora. Programe-se e incentive seus filhos a participarem dessa festa do Raciocínio. Certamente será um momento de muito aprendizado!