24 janeiro 2017

Tudo pronto para a Volta às Aulas?

É… Quem aproveitou as férias aproveitou! Agora é hora de começar a preparar a mochila e de se organizar para a nova rotina. Porém, enquanto os alunos curtem a última semana de descanso, os professores já estão reunidos ao longo dessa semana.

Nesta segunda-feira (23 de janeiro), todo o corpo docente e equipe gestora se uniu no Teatro do colégio para a palestra “Desafios da Educação no Século XXI“, ministrada pelo Prof. Mestre Fábio C. Braz, consultor do SAS.

WP_20170123_10_12_44_Pro

O palestrante trouxe aos professores uma série de referências que ajudaram a pensar sobre o que esperamos da educação. Um dos autores mais citados foi o filósofo Mario Sergio Cortella. Em um momento de descontração e ao mesmo tempo de muita reflexão, o palestrante apresentou a ideia de Miojização da Educação. Isso mesmo, estamos falando de Miojo! Segundo Cortella, “lidamos com uma geração que busca por informação instantânea, de fácil acesso e aparentemente confiável“. Não sabem esperar e, com muita frequência, perdem a oportunidade de saborear as verdadeiras delícias que podem ser propiciadas pelo aprendizado verdadeiro.

Para exemplificar, o autor citou pesquisas que apontam para uma geração com pouca concentração (em alguns casos de apenas 7 minutos) e que nutrem uma grande interesse por listas e tópicos de curiosidades, como aquelas que circulam na Internet.

Nosso desafio enquanto educadores é, gerenciando os conflitos e estimulando o desenvolvimento dos alunos, adaptarmo-nos aos à realidade discente, sem deixarmos de lado a busca constante pela excelência. Fábio fez uma ótima analise sobre a diferença entre aquilo que é Tradicional e o que é Arcaico na educação. Resiliência, disciplina e autocontrole são habilidades que sempre são encontradas nos alunos de instituições e países que obtêm os melhores resultados educacionais. Sabendo disso, professores devem estimulá-las, buscando na tradição e na inovação os elementos que promovam tais habilidades em seus alunos.

Este encontro foi apenas o pontapé inicial para os professores. Ao longo da semana, as coordenações darão continuidade às atividades para que, na próxima segunda, tudo esteja pronto para recebermos de volta nossos alunos.

WP_20170123_11_40_47_Pro