25 maio 2015

Maria, o mês de Maio e o papel de todas as mães

No hemisfério norte as estações do ano são, podemos dizer assim, ao contrário das estações no hemisfério sul. Enquanto nós estamos no outono e em breve entraremos no inverno, na América do Norte, na Europa e em boa parte da Ásia, as pessoas vivem uma agradável primavera.

Dias das mães

Nesse período, em que as flores enfeitam campos e cidades, há um contraste nítido com o período anterior. Nos países do norte, a primavera sucede rigorosos invernos que costumam ser lembrados pela imagem de animais a hibernarem, árvores a perderem suas folhas e de maneira geral, representam um certo vazio nos corações. Por outro lado, na Europa, maio é o mês em que temos “o tempo em que a terra faz surgir a terna folhagem e os verdes pastos, depois do frio e da neve do inverno, da cruel atmosfera, do vento selvagem e das chuvas da primavera“, diz o beato cardeal inglês John Henry Newman. Em suma, a primavera representa a vida que renasce, enquanto que o inverno é tempo de angústia e recolhimento.

Existe, no entanto, imagem maior de vida que o amor de uma mãe por seu filho? E de todas as mães, alguma delas poderia superar a graça de ter tido em seu ventre o Salvador? É por esses motivos que, absorvendo a tradição nascida na América do Norte e na Europa, que comemoramos no mês de Maio o mês das mães e, consequentemente, o mês de Maria.

Nas últimas semanas, os alunos participaram de conversas sobre o papel da Mamãe enquanto figura maternal, na família e de sua importância afetiva de amor, cuidado e educação. O próprio colégio tem na figura materna um dos aspectos centrais de sua proposta de educação e de valores, baseados na concepção de família cristã.

“Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor
E que os filhos conheçam a força que brota do amor!”

Por essa perspectiva, os professores de todos os segmentos trabalharam ao longo deste mês vários projetos sobre a figura das mães em nossas famílias e na Sagrada Família, através da pessoa de Maria, a mãe de Jesus. No infantil tivemos contação de histórias sobre a vida de Maria, além de celebrações. Cada aluno confeccionou uma flor que foi oferecida à “Mãezinha do Céu”. No Fundamental II, corações representavam o amor de mãe. No Ensino Médio, as aulas de antropologia discutiram o papel da mãe na sociedade e na família. Finalmente, reunimo-nos todos na capela para a coroação de Nossa Senhora como Mãezinha do Céu.

Que todos os alunos possam chegar em casa e, como diz a música “Oração pela Família”, do padre Zezinho, reconhecer em suas mães aquela que lhes deu a vida. Tudo isso, fruto de um momento de reflexão coletiva repleto de significado!!