12 maio 2015

Jornal Médio à Mostra: versão digital e texto “bônus”

Durante a semana passada os alunos do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental receberam a versão impressa da 3ª Edição do Jornal Médio à Mostra. Recheado de artigos escritos pelos alunos, o jornal teve suas pautas definidas pelos próprios estudantes com a ajuda da professora de Redação, Tati Artioli.

Como bônus, segue um texto da professora Tati, redigido em 1ª pessoa, e que, originalmente, foi escrito para o jornal. Além dele, para quem não teve acesso à versão impressa, disponibilizamos a versão digital para download no link abaixo. Boa leitura a todos.

Jornal Médio à Mostra – 3ª Edição

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Essa língua portuguesa…

essa língua 2

Imagem extraída de http://educacao.uol.com.br/album/portugues_album.htm, em 22/04/2015.

Não tem jeito, quando alguém fica sabendo que eu sou professora de Português logo afirma “Português é muito difícil”. Como assim, cara pálida? Você não se comunica utilizando o Português? Aí a pessoa diz que ela se comunica, mas não se comunica direito. Nesse momento, é a minha vez de fazer cara de quem não está entendendo. Ora, se o outro é capaz de compreender o que você diz, então, você está se comunicando perfeitamente, não é?

Eu sei que vocês devem estar pensando que eu sou um pouco lerdinha, que, na verdade, a pessoa quis dizer que o que é difícil é utilizar a variedade padrão (formal) do Português, aquela que eu cobro em provas e que os vestibulares também cobram. Se é assim, então vocês devem concordar comigo que na verdade as pessoas se expressam mal quando dizem que o Português é difícil ou que não o utilizam direito.

A nossa língua materna não é difícil. Ninguém a utiliza melhor do que nós, ou vai dizer que um estrangeiro que aprendeu Português há pouco tempo consegue compreender o que o seu pai diz ao garçom quando pede a conta: “Garçom, vê a conta pra gente”? É bem provável que o estrangeiro entenda essa frase literalmente, como se o seu pai, por puro capricho, estivesse pedido para o garçom dar uma olhadinha na conta e não para ele fechar a conta e trazê-la até a mesa para ser paga. Só isso já demonstra que nosso domínio do Português é bem amplo. Também somos capazes de perceber quando uma frase está fora do padrão. Por exemplo, estranhamos muito ao ouvirmos ou lermos frases como: “Se chover mais, não estaríamos vivenciando esta seca”.

Em contrapartida, é verdade que temos alguma dificuldade para utilizarmos o Português padrão, aquele que eu cobro nas provas de Gramática e também nas produções de texto. Isso se deve porque o Português, na verdade, são muitos (e isso não é exclusividade da nossa língua!). Há variedades do Português e, é óbvio, temos maior facilidade de utilizarmos aquela com que temos maior contato: as variedades informais. Por isso, se você é um aluno que lê poucos textos na variedade padrão, bem como raramente escreve utilizando essa variedade, é comum que tenha maior dificuldade quando precisa expressar-se no Português formal. Assim, fica a dica: quanto mais textos na variedade padrão você ler ou produzir, melhor será o seu desempenho na utilização dessa variedade linguística.

Por Professora Tati Artioli