Proposta Pedagógica

Ao longo de 90 anos de tradição na área da educação, o Colégio Franciscano Ave Maria tem como foco a excelência acadêmica atrelada à formação integral do aluno, enquanto ser humano. Nesse sentido, busca desenvolver futuros líderes com visão ampla e plural em todos os aspectos. E isso se torna possível através de uma base educacional forte, bem estruturada e inteligente, que ensina valores universais e prepara o estudante para ser um cidadão do mundo.

Essa formação integral dos alunos do Ave Maria é promovida através vivências diárias na rotina da instituição e, principalmente, na convivência entre todos que fazem parte da comunidade escolar – alunos, professores, funcionários e famílias. Na sala de aula contamos com materiais didáticos envolventes, que trata de assuntos de forma interdisciplinar, com situações do dia a dia que estimulam a criticidade e novas descobertas.

A escola adota a Plataforma de Ensino SAS, totalmente alinhada às novas exigências da BNCC e tido, hoje, como um dos melhores Sistemas de Ensino do Brasil. Mas, além do conteúdo acadêmico, o respeito e o diálogo são habilidades consideradas fundamentais para a proposta pedagógica da escola. Sendo assim, promover um espaço de convivência saudável também faz parte da rotina de trabalho do colégio. “Sabemos que as habilidades técnicas e o conhecimento são importantes na formação dos nossos alunos. E isso é, sim, trabalhado em sala de aula. Mas, não é apenas isso. O mundo atual privilegia e exige muito mais do que conceitos. Pede por habilidades que hoje denominamos ‘socioemocionais’. São essas habilidades que possibilitam a nossos jovens enfrentar as demandas e exigências do mundo contemporâneo. Respeito, tolerância e diálogo! Isso também faz parte do nosso currículo.”, afirma a diretora pedagógica do Ave Maria, Cristina Corsini.

No mundo atual, de nada adianta um profissional com formação acadêmica nas melhores universidades, títulos acadêmicos e competência técnica na sua profissão, mas que não sabe se comunicar, trabalhar em equipe, lidar com as suas emoções.

Cristina Corsini, Diretora Pedagógica

Essa combinação entre as habilidades técnicas e demandas socioemocionais encontradas no Ave Maria é fruto de um planejamento pedagógico que, além de oferecer um método de ensino qualificado pelo SAS e apto a encaminhar o aluno para as melhores universidades, direciona o mesmo para desenvolver-se socialmente, ao mesmo tempo que aprimora suas habilidades acadêmicas, gerando frutos tanto para a sua vida pessoal quanto profissional. Um jovem que sabe expressar o que pensa, respeitando as diferenças e os obstáculos impostos pelo ambiente.

O Ave Maria, uma escola completa que transmite, com a sua proposta pedagógica, valores universais como respeito, ética e responsabilidade, garantindo um espaço acolhedor que, além de ensinar, nutre a formação do jovem com ensinamentos que fortalecerão a sua autoconfiança, sua autonomia, protagonismo e sapiência ao lidar com suas próprias emoções. Com pátios, parque, casa ECO, horta, biblioteca, laboratório, capela, teatro, entre outros ambientes, o Colégio Franciscano Ave Maria possui uma infraestrutura completa para preparar pessoas íntegras e que, certamente, contribuirão para o Mundo que, com eles e graças a eles, esperamos que seja muito melhor!