Histórico

Colégio Franciscano Ave Maria é resultado de uma história de amor ao próximo. Nasceu de um sonho da Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria, que em 2000 completou um século de existência.

Desde sua fundação, em 1930, o Colégio avança com a modernidade sem se afastar de seus princípios. São 89 anos formando gerações de cidadãos comprometidos com a realidade histórico-social, provocando questionamentos e ampliando perspectivas para a transformação positiva do mundo. Formação integral sempre foi a prioridade do Ave Maria.
Os anos foram passando, a Escola foi se transformando e se adaptando às necessidades do mundo. Atualmente, da Educação Infantil ao Ensino Médio, os alunos contam com a mais completa estrutura. Em 2007, o Colégio passou por uma grande modernização, ficando ainda mais seguro e confortável.

No Ave Maria, o aluno é tratado como um ser em relação, questionador e capaz de transformar o mundo em que vive.

89 ANOS DE HISTÓRIA

O Ave Maria, marca de excelência e qualidade em educação, passou, a partir de 2006, a se chamar Colégio Franciscano Ave Maria. Nada mais lógico. Afinal, a escola, fundada em 1930, inspirada no pensamento pedagógico do grande educador e transformador da Idade Média, São Francisco de Assis, cresceu e se desenvolveu tendo por fundamento os ensinamentos, princípios e ação evangelizadora do “poverello” de Assis.

Foi em julho de 1930 que a irmã Gertrudes do Divino Amor, inspirada em Maria Santíssima e na mensagem de Jesus Cristo, fundou o Colégio Ave Maria, com o intuito de educar crianças e jovens, preparando-os para o futuro. Seguindo as pegadas de São Francisco de Assis, este sempre se constituiu num lugar em que a educação, o respeito e a formação cristã caminharam e caminham juntos. Oito dias após a inauguração do Curso de Pré-Escola, ocorrida em 2 de julho, tiveram início as aulas do Externato, que recebeu o nome de Colégio Ave Maria.

A primeira diretora foi a Irmã Aurora Maria de São Francisco. Os anos que se seguiram foram de sacrifícios, é verdade, de muito trabalho, de muitos obstáculos a superar, mas também de inúmeras e sucessivas vitórias. Em 1942, em decorrência da reforma do ensino no País, o Colégio Ave Maria passou a denominar-se Externato Ave Maria. Três anos depois, em 1945, Madre Angelina Maria da Sagrada Face, então Superiora Geral, solicitou ao governo a criação do Ginásio Ave Maria e foi bem-sucedida. Em dezembro desse mesmo ano foi realizado o Exame de Admissão para a 1ª turma ginasial.

A expansão da escola, todavia, não parou por aí. Em 19 de março de 1950, a instituição abriu as matrículas para o Pré-Normal, curso que seria reconhecido dois anos depois, em 23 de julho de 1952, pelo Decreto 21.859. Mais um objetivo era, dessa forma, cumprido. Em 4 de março de 1969, foi criado o Curso Ginasial noturno, que beneficiava, sobretudo, os alunos que precisavam trabalhar para garantir o próprio sustento e o das respectivas famílias. Três anos depois, começou a funcionar o Curso Integrado, juntando, num só, os antigos Primário e Ginásio, com oito séries, hoje denominado de Ensino Fundamental.

Entre 1973 e 1979, o prédio do Colégio Ave Maria passou por grandes reformas e ganhou um laboratório e quadra de esportes, além de outros melhoramentos, que trouxeram maior conforto e mais facilidades aos alunos. Toda a sua estrutura voltaria a ser reformada na década de 1990, entre 1990 e 2000, inclusive com a informatização da escola.

Ao longo de sua história, de quase 80 anos de existência, a instituição mudou várias vezes de nome, sem perder, no entanto, suas características e nem seus objetivos. Em 3 de abril de 1980, por exemplo, o Ginásio Ave Maria e a Escola Normal Ave Maria, unificados, passaram a denominar-se Instituto Educacional Ave Maria.

Em 24 de dezembro de 1986, o Instituto Educacional Ave Maria passou a ser chamado de Colégio Ave Maria. E, no começo de 2006, ano em que completou 76 anos de vitoriosa existência, ganhou nova denominação, fazendo jus, principalmente, à sua origem. Passou a se chamar Colégio Franciscano Ave Maria.

A instituição, atualmente, mantém os cursos de Educação Infantil (a partir de dois anos de idade), Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Sua metodologia de ensino é coerente com a concepção e os princípios básicos da Educação. Tem como protagonistas de todo o processo o aluno e o professor. Disponibiliza aos estudantes as condições pedagógicas necessárias ao seu desenvolvimento, construindo valores, normas e atitudes condizentes com a nossa sociedade. Em suma, no Colégio Franciscano Ave Maria, o aluno desenvolve o Saber, o Saber Fazer e o Saber Ser.

Alunos, pais, professores, funcionários e amigos, sejam bem vindos ao Colégio Franciscano Ave Maria! Para nós, a sabedoria é a arte de reconhecer e degustar a alegria da vida!