07 dezembro 2014

Aluno do colégio recebe prêmio da UNICAMP

O ano de 2014 foi para a comunidade do Colégio Franciscano Ave Maria um ano para a colheita de muitos bons frutos. Agitado, cheio de novidades e de muito trabalho, 2014 chega ao mês de dezembro, levando-nos a pensar no período de férias que se aproxima e na satisfação de termos cumprido com nossa missão.

E como não poderia deixar de ser, o Colégio busca sempre melhorar e aperfeiçoar-se, oferecendo, a cada dia, uma educação de maior qualidade, mais humanizada e conectada com nossos valores e propostas. Dessa proposta e contando com o talento especial de nossos alunos, temos muito o que comemorar neste ano. De um projeto nascido 4 anos atrás fomos agraciados por um saboroso fruto em 2014.

 

Temos um medalhista Olímpico!

Falamos da nossa primeira medalha em olimpíadas de matemática. Nossos alunos tiveram sua primeira participação em olimpíadas de matemática no ano de 2011. De lá para cá, foram centenas de alunos testando seus conhecimentos em provas de nível avançado como a Olimpíada de Matemática da UNICAMP (OMU) e a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Só no ano de 2014 foram mais de 50 alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio que se inscreveram para participar da competição.

Durante todos esses anos, professores e alunos trabalharam em sintonia, mesclando o trabalho em sala com aulas específicas, focadas nas provas da OMU e da OBM. Esse trabalho pressupunha que as olimpíadas não eram o objetivo final de nosso trabalho, mas uma ferramenta para nos desafiarmos e, por que não, para nos divertirmos.

Desde as primeiras participações, nossos alunos conseguiam bons resultados, indo além da participação nas fases iniciais e galgando acessos às fases seguintes. Porém, foi neste ano que vimos um de nossos alunos se sobressair de maneira excepcional. Falamos do aluno do 9º Ano Gabriel Pires Marinho Zanetti. Em sua segunda participação em olimpíadas, o aluno conquistou a medalha de bronze da XXX OMU, edição comemorativa de 30 anos da olimpíada.

Plano da UNICAMP quer integrar alunos da Educação Básica à rotina de pesquisa da universidade

Sem ter ainda se decidido sobre o que irá fazer após o Ensino Médio, Gabriel era só sorrisos durante a premiação. Especialmente quando o Prof. Dr. Jun Takahashi, ligado à Pró-Reitoria de Graduação anunciou planos concretos para a criação do programa “Aluno Medalhista”. A proposta da UNICAMP com o projeto é levar para dentro da universidade, antes mesmo dos vestibulares, alunos talentosos que se destaquem em olimpíadas de matemática, física e astrofísica. Segundo o professor, “queremos que os novos talentos brasileiros escolham a UNICAMP como sua universidade“. Relembrando que neste ano o Brasil ganhou sua primeira medalha FIELDS (premiação que para a matemática é equivalente ao prêmio NOBEL) o Prof. Dr. Francisco de Assis Magalhães Gomes, diretor do IMECC e anfitrião na premiação disse que “foi em uma olimpíada de matemática que despertou para a matemática o professor Arthur Ávila, ganhador da FIELDS“. Ele ainda brincou criando um fictício plural  para o nome do matemático: “vocês, que aqui hoje premiados, são futuros Arthures“.

A escola também foi premiada

Além da vitória de nosso aluno Gabriel, a escola também foi premiada por ver surgir mais um grande incentivo para continuar crescendo. Com um medalhista olímpico dentre nossos alunos, temos a certeza que cada vez mais estudantes irão assumir este desafio de se destacar no estudo da matemática. O Gabriel foi o primeiro, mas muitos outros hão de surgir. Neste ano estivemos a poucos décimos de conseguir uma inédita vaga para a 3º fase da OBM com o aluno Caio Formagio do 6º ano. Tivemos ainda vários alunos aprovados para a 2ª fase da OBM e da OMU. Nosso time está em formação e esperamos que a foto abaixo, com os alunos que se destacaram neste ano, se torne maior ainda para 2015.

Ficam os parabéns para todos que se dedicaram. Vocês são motivo de orgulho e incentivo para todos os alunos do colégio. Nossos parabéns!

Estão na imagem: ao centro, Gabriel Zanetti (medalhista da OMU); em primeiro plano, da esquerda para a direita: Caio Formagio (6º ano) e Alex Tan(9º ano); em segundo plano, da esquerda para a direita: Maria Luiza Tassitano Aguiar (7º ano), Felipe Natsuo Hatore (6º ano), Filipe Borges Rodrigues dos Santos (6º ano) e Daniel Mendonça Sakano (7º ano); de pé, da esquerda para a direita: Rafael Bolsonaro (2º EM), Isadora Marques Ferreira (2ºEM), Thais Helena Bento (3ºEM) e Marcelo Dib Coutinho (2ºEM).